quarta-feira, 30 de março de 2011

reinado de filipe III

Rei de Portugal (e IV de Espanha). Filho de D. Filipe III de Espanha e de D. Margarida de Áustria. Para Portugal, o seu governo foi calamitoso, no Brasil e no Oriente. No continente, as extorsões de impostos e agravos sucessivos redundaram nos tumultos de Évora e na Revolução de 1 de Dezembro de 1640, de nada valendo as pressões sobre a Santa Sé.

Reinado de filipe II

D. Filipe III de Espanha (Madrid, 14 de Abril de 1578 - Madrid, 31 de Março de 1621) foi Rei de Espanha e Rei de Portugal, como D. Filipe II, entre 1598 e a sua morte.
Educado pelo pai para governar um império extenso, jamais demonstrou aptidão. Desfazendo-se dos antigos conselheiros do pai, cercou-se de jovens ministros, deslocando antigos funcionários como foi o caso de Cristóvão de Moura, nomeado Vice-Rei de Portugal. Pôs em curso um processo de centralização política da União Ibérica, empossando em 1601 e em 1602 magistrados e ministros espanhóis para Portugal, decisão que contrariava o arranjo de seu pai Filipe II em Tomar.Em 1609, sem poder lutar por mais tempo com os Estados da Holanda, assinou trégua de 12 anos, mas o Marquês de Castelo Rodrigo , que assinou a trégua na Europa, deixou que continuassem as hostilidades nas colónias.

Reinado de filipe I

Décimo oitavo rei de Portugal, nasceu a 21 de maio de 1527, em Valladolid, e faleceu a 13 de setembro de 1598, no Escorial. Rei de Portugal desde 1581 até 1598, era rei de Espanha desde 1556.

Durante este reinado, Portugal sofreu as consequências das animosidades entre Espanha e Inglaterra. Como retaliação a medidas tomadas por Espanha para prejudicar o comércio inglês, por diversas vezes foram atacados por corsários ingleses portos das nossas costas e outras possessões portuguesas. Filipe II teve também problemas quando os Países Baixos se revoltaram contra Espanha. Ao tempo da sua morte, Filipe II não pudera impedir os progressos da Inglaterra e dos Países Baixos na competição marítima e comercial.
Filipe II realizou em Portugal uma notável obra na administração pública, e, em Espanha, mandou construir o palácio do Escorial e transferiu em 1563 a capital de Espanha para Madrid

Ascensão ao reino

Aa dinastia filipina começou quando d.Sebastião desapareceu na guerra de Alcácer Quibir sem sucessor e a única pessoa para reinar era cardeal rei.d. Henrique e o mesmo morreu dois anos depois sem sucessores.Com o fim da linha directa de d.João III .As únicas hipóteses restantes eram:

Catarina , duquesa de Bragança

António, prior do Crato

Filipe II, rei de Espanha

Filipe II de Espanha foi aclamado rei nas cortes de tomar em 1581 onde prometeu manter, respeitar os foros , costumes e privilégios portugueses
Mas a ideia da perda da independência originou uma revolução liderada por António prior do Crato(que tinha sido aclamado rei um ano antes em 1580) que acabou por ser derrotado.
E assim Filipe torna-se rei de Portugal "um rei para dois tronos" .
A Dinastia Filipina foi dinastia em que reinou os 3 Filipes , Filipe I de Portugal e II de Espanha (1580-1598) Filipe II de Portugal , Filipe III de Espanha ( 1598-1621 )Filipe III de Portugal e IV de Espanha (1621-1630).
a dinastia filipina acabou com a restauração da independência(15 de Dezembro 1640.)
No fim da restauração da independência d.João v foi aclamado rei de Portugal.E assim foi o fim da dinastia filipina.